Por: Caranda Data: 11 janeiro, 2017 Em: Sem categoria Comentários: 0

As empresas automotivas devem destinar corretamente os seus resíduos e efluentes. Isso significa, além de seguir a legislação, ações reais de sustentabilidade. Desde 2010, o Brasil possui uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): ela abrange princípios que vão desde a redução na geração de resíduos até o seu encaminhamento e tratamento. Ela também estabelece a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos e a logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

Portanto, se você é empresário do setor automotivo, precisa gerenciar já os resíduos da sua empresa. Comece com um Plano de Gerenciamento de resíduos Sólidos (PGRS), respondendo as seguintes questões: Quais os resíduos que são gerados? Qual a quantidade de cada resíduo gerado? Quais são os processos que geram resíduos? Quais as classes de cada resíduo gerado? Como os resíduos são e devem ser destinados e descartados? Quais os requerimentos legais da empresa?

Após implementar o PGRS, você deve monitorar os indicadores, controlar os processos e comparar os custos: quanto se gastava antes e agora. Com certeza, você terá economia e ainda ajudará o planeta.

 

Algumas dicas para tornar seu negócio mais sustentável:

– Os resíduos sólidos não devem ser jogados no lixo comum, pois, na maioria das vezes, apresentam contaminação por derivados de petróleo.

– Instale caixas separadoras de areia, óleo e água para evitar que o óleo caia na rede de esgoto.

– Use um funil na hora de retirar óleo lubrificante do veículo.

– Utilize toalhas retornáveis no lugar de estopa.

Trackback URL: https://moveresoftware.com/sem-categoria/gerenciamento-de-residuos-solidos-responsabilidade-com-o-meio-ambiente-e-oportunidade-de-negocio/trackback/