Por: Movere Data: 03 abril, 2020 Em: Sem categoria Comentários: 0

Todos os setores da economia estão passando por profundas transformações e mudanças sejam por questões de consumo ou inovações tecnológicas. O que não é diferente com as tendências do setor automotivo. Estar atendo a essas novidades é fundamental para traçar estratégias mais eficientes e antecipar mudanças.

 

Transformação na indústria automotiva

O consultor Paulo Cardamone, da Bright Consulting, lançou o estudo Automotive Brazil 2025, que visa traçar o cenário de como o mercado deve ser influenciado nos próximos anos. A pesquisa relaciona alguns temas principais, como:

  • Evolução tecnológica;
  • Mudanças nos hábitos de consumo;
  • Configuração mutante do mercado;
  • Redução de produtos de entrada;
  • Tributação e pressão de preços;
  • Nível de utilização da indústria;
  • Regulação/legislação de emissões e segurança;
  • Transformação da rede de distribuição.

Com base nessas mudanças, 3 tendências podem ser traçadas:

1 — Popularização dos veículos autônomos

A maneira pela qual as montadoras usarão essa tecnologia definirá quem sai na frente no mercado. O fundamento é que as pessoas estão mudando a experiência quanto a mobilidade, preferindo opções que permitam, por exemplo, ler notícias, trabalhar ou estudar enquanto o carro é guiado autonomamente.

2 – Veículos projetados conforme o propósito

É claro que na hora de comprar um carro o cliente opta por um modelo que melhor se enquadre nas necessidades dele. Por exemplo, uma família grande e que viaja muito preferirá um veículo mais espaçoso. Ao passo que uma pessoa que precisa de um carro só para ir ao trabalho, provavelmente optará por um carro mais compacto e econômico.

Entretanto, a tendência é que essa personalização seja cada vez mais intensa e nítida, os modelos sairão de fábrica já com um design e tecnologias voltadas ao propósito deles, em vez de opções mais genéricas.

3 — Compartilhamento de carros

 As novas gerações priorizam mais a experiência do que a posse, é a era do ser em vez de ter. Isso impactará a posse de veículos nos próximos anos. Uma das tendências para o setor automotivo é o serviço de carros compartilhados, no qual o cliente pode fazer uma espécie de “assinatura” em vez de comprar o carro.

 

Portanto, as fabricantes terão que pensar em carros para serem usados com essa finalidade. Da mesma forma, auto center e oficinas precisarão estar aptas e oferecer soluções diferenciadas para as empresas que fornecerem esse tipo de conveniência.

 

Não deixe que o seu auto center fique para trás nessas novas tendências, atualize sempre suas peças e seus mecânicos para atender essa nova demanda, conte com o MOVERE para auxiliar nesse processo com a ferramenta de Gestão. Com essa e outras diversas ferramentas você atualiza seu estoque com mais agilidade e está sempre atento as novidades do seu setor.

 

Fonte: https://truckcenter.com.br/3-principais-tendencias-do-setor-automotivo-para-2020/

Trackback URL: https://moveresoftware.com/sem-categoria/3-principais-tendencias-do-setor-automotivo-para-2020/trackback/