Por: Movere Data: 05 janeiro, 2018 Em: MOVERE Comentários: 0

Compartilhe com seus amigos!

Empresas são criadas, na sua essência, com uma única finalidade: Gerar Lucro.

Mesmo que você tenha paixão por automóveis, mesmo que seu sonho sempre foi ter um Auto Center, mesmo que o seu negócio seja familiar e sua ligação com ele seja bastante emocional, no final das contas, você quer que seu Auto Center gere lucro.

Muitos gestores acreditam que aumentando o faturamento, tudo está resolvido. Mas para aumentar seus resultados, é preciso olhar com muito mais atenção para o seu negócio.

Imagine que seu Auto Center seja um barco. O mar é o mercado. Veja a imagem abaixo para ter uma ideia melhor:

 

Nos barcos acima, podemos ver uma grande diferença: Um possui um faturamento pequeno e uma margem mais alta e o outro possui um faturamento grande e uma margem bem menor.

 

A margem representa a segurança da empresa. Nos exemplos acima, caso o mercado (o mar) comece a ficar agitado, o barco com o faturamento maior corre mais risco de afundar por que sua margem está muito pequena e com certeza vai entrar água rapidamente.

 

Entrar água significa um concorrente novo, uma incerteza na economia local, um fluxo de caixa mal planejado.

Portanto, podemos entender que é muito melhor ter uma margem alta, mesmo com um faturamento menor, porque isso vai ajudar a proteger nossa empresa contra os desafios que o mercado pode oferecer e que muitas vezes estão fora do nosso controle.

 

Mas como fazer para garantir uma margem mais saudável para o seu Auto Center?

1-Compras: Procure sempre comprar com base em um cálculo de demanda média, evitando estoque desnecessário de peças. Ex: Se você vende em média 200 pneus por mês e já tem um estoque de 300 pneus, e o prazo de entrega é de 10 dias, não há necessidade de fazer uma nova compra antes do limite do prazo de entrega. Estoque alto só era interessante na época da hiperinflação. Hoje em dia, só se justifica se houver uma grande promoção por parte do fornecedor, ainda assim, respeitando sua demanda média.

2-Despesas: É necesário controlar as despesas muito de perto. Um bom plano de contas para lanças as despesas na conta contábil correta vai te ajudar a saber onde cortar gastos de maneira inteligente. Existem empresas que na hora do aperto cortam o cafezinho, mas o problema está na conta de energia que poderia ser reduzida com ações de conscientização e revisão de contratos junto a companhia elétrica.

3-Receitas: É preciso focar nas vendas fazendo com que o cliente compre mais do que havia planejado ao mostrar as reais necessidades de melhoria no seu veículo. Muitas vezes o cliente busca seu Auto Center para resolver um problema que ele sabe, mas podem existir outros que ele não percebeu. Outro detalhe é saber oferecer produtos e serviços agregados áquele que o cliente foi buscar, aumentando o ticket médio daquela Ordem de Serviço. Por fim, um bom sistema que automatize a comunicação com o cliente, trazendo-o de volta para fazer um novo serviço, com base na kilometragem do seu veículo.

Como vimos, faturamento não salva uma empresa. Somente uma boa margem pode garantir que seu Auto Center navegue com segurança em um mercado cheio de imprevistos.

Quer saber como a Movere Software pode lhe ajudar a ter uma margem mais saudável? Clique aqui, veja uma demonstração do sistema e em breve um especialista do nosso time entrará em contato com você.

Compartilhe com seus amigos!

Trackback URL: https://moveresoftware.com/movere/o-que-eu-gostaria-de-saber-sobre-aumento-de-lucro-e-ninguem-nunca-me-falou/trackback/

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *