Por: Movere Data: 02 abril, 2018 Em: MOVERE Comentários: 0

Compartilhe com seus amigos!

Muitos de nós, desde muito pequenos, nos acostumamos a respeitar algumas autoridades. Nossos pais, os professores, pessoas mais velhas, sacerdotes e policiais.

Nossa mente fica mais tranquila quando notamos que aquela pessoa ou instituição possui mais autoridade e nosso nível de confiança aumenta quando isso ocorre.

 

Mas, o que é, afinal, AUTORIDADE?

Segundo o dicionário, encontramos:

autoridade

substantivo feminino

1.direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer.

2.entidade que detém esse direito ou poder.

3.membro do governo de um país; representante do poder público. Ex: “a autoridade militar”

4.autorização oficial para se realizar algo. Ex: “faltava-lhe a autoridade das cortes”

5.personalidade que permite exercer influência sobre pessoas, pensamentos e opiniões; ascendência.

6.especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento. Ex: “ela é uma autoridade em oncologia”

7.justificativa; fundamento, base. Ex:”com que autoridade você age desse modo?”

8.força convincente; peso. Ex: “sua sinceridade adicionou muita autoridade à história”

Mas o que pode fornecer autoridade a uma empresa? Como uma organização acaba conseguindo ter mais autoridade em seu segmento? Existem algumas formas:

 

  1. Tempo de Mercado – Algumas empresas tem tanto tempo de mercado que isso, por si só, já confere muita autoridade é essa empresa e os clientes acabam por reconhecer essa autoridade quase que imediatamente. Em outras palavras, é muito mais fácil confiar em uma empresa com 30 anos de mercado do que em uma empresa com 6 meses de mercado. É por isso que muitas empresas, depois de um tempo, exibem com orgulho em suas peças publicitárias os anos de mercado que já possuem. Elas sabem que isso vai gerar muito mais confiança nos seus futuros clietes
  2. Especialização – Algumas organizações se especializam de tal forma em um segmento, que se tornar autoridades no assunto. É a diferença entre um hipermercado e uma loja de cervejas artesanais. No hipermercado você encontra cervejas, mas como o foco é vender de tudo um pouco, talvez você não encontre uma grande variedade, como na loja. Outro exemplo é o de um médico especialista em ortopedia infantil se comparado a um clínico geral. Ambos são médicos, mas o ortopedista acaba tendo maior autoridade no assunto, por ser um especialista.

 

No segmento de auto centers, acontece o mesmo. Um auto center pode ter muito mais autoridade, se estiver há muito tempo no mercado e se for especialista em um determinado serviço.

Não se pode acelerar o tempo para adquirir autoridade através disso. Mas sempre é possível melhorar sua atuação junto ao seu cliente para se tornar uma referencia e passar a imagem de uma empresa especialista no assunto. Isso fará com que seja criada uma imagem de autoridade na cabeça do seu cliente.

E por que é tão importante ter autoridade? Por que as pessoas se sentem mais seguras sendo atendidas por uma empresa com autoridade?

 

Nosso cérebro é composto por vários sistemas. Cada um cuida de uma parte como o sono, o medo, a fome, as emoções, o raciocínio e a parte de movimentos do nosso corpo. Mas existem dois sistemas muito especiais que são responsáveis pela decisão de compra do cliente. É por isso que a autoridade é tão importante.

Quando lemos, vemos ou ouvimos algo, ou até quando sentimos um odor ou uma presença, a primeira porta por onde passam essas informações é o SISTEMA REPTILIANO. É a porta de entrada para tudo que chega na nossa mente. É o primeiro sistema que vamos abordar.

O SISTEMA REPTILIANO atua como um guardião, filtrando as informações que chegam. E como um bom guardião, ele faz isso por um motivo muito simples: nos proteger.

Imagine que você tivesse um sistema de alarme ultramoderno que te avisasse dos perigos e te ajudasse a tomar decisões melhores. Ele existe. É o SISTEMA REPTILIANO.

Então, quando você está passando em frente a uma empresa e visualiza uma faixa enorme com uma promoção de Pneus 175/70/13 que você sabe que está abaixo do valor de mercado, o seu REPTILIANO começa a trabalhar e faz uma série de questionamentos: QUAL A  MARCA DESSE PNEU? SERÁ QUE ESTÁ DENTRO DA VALIDADE? POR QUE ESSE VALOR TÃO BAIXO?

Essas questões são levantadas para que você não faça um mal negócio. O REPTILIANO não vai deixar você fazer isso.

Mas, se de repente você olha com mais cuidado e vê que é uma marca de qualidade reconhecida, que a empresa que está anunciando tem 25 anos de mercado e que não seria nada interessante para ela criar algo que lesasse os seus clientes, o REPTILIANO fica mais tranquilo e deixa a informação passar.

E essa informação vai chegar no nosso segundo sistema que é o SISTEMA LÍMBICO.

 

O SISTEMA LÍMBICO é onde as emoções são processadas.

É ali que tomamos as decisões de fazer ou não algo, quando queremos comprar.

Sim! Muitas pessoas acham que compramos com a parte RACIONAL do nosso cérebro. Mas isso não acontece. Compramos com o EMOCIONAL e depois, se alguém questionar nossa compra, explicaremos com o RACIONAL. Mas a compra já foi feita.

 

Portanto, a informação precisa passar primeiro pelo REPTILIANO para agir dentro do LÍMBICO e daí a venda se concretiza.

E onde a autoridade entra nisso tudo? Simples. Quanto maior a autoridade, mais facilmente a informação passará pelo REPTILIANO e chegará no LÍMBICO.

 

Assim como no item 6 da explicação do dicionário: “especialista de reconhecido mérito em dado campo de conhecimento”, o MOVERE SOFTWARE é um sistema de gestão que conquistou essa autoridade.

Tanto pelo seu tempo de mercado, que já somam 15 anos, como pela sua especialização pois tem como foco único o segmento de Auto Centers, Reformadoras e demais empresas que trabalham com Pneus. Seja nas vendas ou na manutenção.

Essa autoridade fornece aos clientes a tranquilidade que precisam para fazer a gestão profissional dos seus negócios, pois sabem que desde o programador ao técnico de suporte, todo time da MOVERE sabe do que o cliente está falando.

Por isso, se a sua empresa ainda não conhece o Movere, clique AQUI e agende uma apresentação com nosso time comercial e venha fazer parte das mais de 400 empresas em todo o Brasil que hoje atestam a nossa autoridade.

Compartilhe com seus amigos!

Trackback URL: https://moveresoftware.com/movere/o-poder-da-autoridade/trackback/

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *