Por: Movere Data: 13 fevereiro, 2019 Em: MOVERE Comentários: 0

Muitos empresários de Auto Center podem estar perdendo receita e ganhando problemas por não fazerem o Checkup/Checklist nos veículos que chegam no pátio.

Geralmente a cena se repete: O cliente chega, pede para fazer um serviço ou comprar um produto. O vendedor atende, negocia, encaminha para o elevador, os pneus são trocados, é feito alinhamento e balanceamento, troca-se o óleo, o cliente espera na salinha, toma um café, e depois de 1 hora mais ou menos, vai até o caixa, faz o pagamento e depois vai embora. Até ai, tudo certo, não é?

Não. Não é.

 

Algumas empresas chamam de Checklist, outras de Checkup, o fato é que a maioria tem o processo, mas não executa. Não aplica o Checkup/Checklist. E por que isso acontece?

Alguns dos prováveis motivos:

-Preguiça do vendedor;

-Falta de acompanhamento por parte da liderança;

-Cliente com pressa;

-Precisa mudar as informações no impresso e isso demora;

Entre outros…

 

Mas afinal, por que é tão importante fazer o Checkup/Checklist?

 

1-O primeiro motivo é simples: O cliente não é especialista em veículos. Ele só pede o que percebe que precisa. Ele troca os pneus porque estavam carecas e isso é visível. Talvez porque tenha recebido uma advertência de um policial de trânsito, talvez porque em uma curva ele sentiu o carro derrapar e percebeu que precisava trocar. Mas a percepção da maioria dos clientes termina ai. Ele não é especialista em veículos! Portanto, é claro que ele vai chegar no seu Auto Center pedindo aquilo que ele “acha”que precisa. Faz sentido pra você?

Dessa forma, o Checkup/Checklist, é super importante para descobrir aquilo que o cliente não sabe. Porque ele não percebeu. Porque ele não é especialista.

 

2-Segundo motivo da importância do Checkup/Checklist é a segurança do cliente. Como durante o Checkup/Checklist podem ser descobertos problemas importantes na suspensão, freios, etc, a empresa que aplica corretamente esse processo está ajudando a salvar vidas. A vida do cliente, dos seus familiares, de pessoas próximas a ele na estrada. Alguns problemas são silenciosos. Só quando quebram definitivamente é que o motorista percebe. E ai pode ser tarde demais.

3-O terceiro motivo é a GARANTIA. Alguns problemas podem afetar outros. Suspensão pode prejudicar o alinhamento, por exemplo. E se a sua empresa dá garantia em um serviço ou uma peça e outro defeito prejudica esse serviço, o cliente vai pedir garantia. Se não for aplicado o Checkup/Checklist, o defeito não vai aparecer e o cliente terá toda razão em pedir garantia. Caso o cliente se recuse a fazer o Checkup/Checklist, peça para ele assinar, abrindo mão da garantia. Simples.

4-O quarto e último motivo é o seu FATURAMENTO. Se o Checkup/Checklist for aplicado em todos os veículos, as chances de vender mais peças e mais serviços aumenta exponencialmente. Se sua equipe de vendas só vende aquilo que o cliente pede, sua empresa não tem vendedores. Tem tiradores de pedido.

 

Resumo. O Checkup/Checklist é um processo que traz grandes vantagens a todos e praticamente nenhuma desvantagem. Protege o cliente e a empresa. Aumenta os lucros e as comissões. É uma ferramenta tão inteligente que é difícil entender por que tanta gente ainda insiste em não usar.

 

Com o Movere Software você não tem mais necessidade de usar pranchetas e formulários impressos para fazer seu Checkup/Checklist. Pode fazer no Tablet ou Smartphone. Pode pegar a assinatura do clliente na tela, adicionar fotos das peças, agilizar a busca de produtos, serviços e pneus, atualizar a Ordem de Serviço em poucos cliques e assim garantir que o processo está sendo feito.

Veja seu faturamento aumentar com o Movere Software. Quer saber mais? Clique AQUI.

Trackback URL: https://moveresoftware.com/movere/a-importancia-do-checkup-checklist-no-auto-center/trackback/